sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ouvir Messiaen...

Escuto, várias vezes seguidas, um CD que nos foi ofertado por nossa amiga Dominique Coffin, da cidade francesa de Nantes: um programa da rádio France Culture, apresentado por sua filha Louise, dedicado ao compositor Olivier Messiaen. Louise é uma jovem música, que estudou no Liceu Clemenceau, por onde também passou Olivier Messiaen na sua juventude. Esta a razão pela qual o toque de chamada do colégio é um trecho da sinfonia Turangalila. Nessa sinfonia Messiaen utilizou instrumentos musicais típicos da Indonésia.
Messiaen era também ornitólogo. Para algumas de suas composições (Pássaros exóticos ou Catálogo de pássaros, por exemplo) valeu-se de gravações de pássaros de vários recantos do planeta. Um dos músicos que revolucionaram a música do século XX e cuja influência marcou músicos como Pierre Boulez, Messiaen era profundamente católico. Tenho dele o CD Quatuor pour la fin du temps (Quarteto para o fim do tempo), composto em 1940 - quando ele se encontrava prisioneiro de guerra num campo de concentração da Silésia -, obra claramente inspirada pelo Apocalipse de São João.
Uma declaração de Messiaen: “Aspiro a uma música...que seja uma nova seiva, um novo gosto, um amor desconhecido, um pássaro em eterno crescimento...; uma música que simbolize o final dos tempos, a onipresença, os corpos transfigurados, os segredos divinos e sobrenaturais; um arco-íris teológico”.

Obrigado, Louise!
___

Nenhum comentário: